LIGA DAS FLORESTAS - O GREENPEACE CONTA COM VOCÊ

A GRANDE FLORESTA

Do alto, do solo ou da água, a Amazônia brasileira é um impacto para os olhos. Por seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) espalha-se uma biodiversidade sem paralelos. É ali que mora metade das espécies terrestres do planeta. Só de árvores, são pelo menos 5 mil espécies. De mamíferos, passa das 300. Os pássaros somam mais de 1.300, e os insetos chegam a milhões.

No Brasil, o bioma Amazônia cobre 4,2 milhões de quilômetros quadrados (49% do território nacional), e se distribui por nove estados (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, parte do Tocantins e parte do Maranhão). O bioma é muitas vezes confundido com a chamada Amazônia Legal - uma região administrativa de 5,2 milhões de quilômetros quadrados definida em leis de 1953 e 1966 e que, além do bioma amazônico, inclui cerrados e o Pantanal.

Sob as superfícies negras ou barrentas dos rios amazônicos, 3 mil espécies de peixes deslizam por 25 mil quilômetros de águas navegáveis: é a maior bacia hidrográfica do mundo. Às suas margens, vivem em território brasileiro mais de 20 milhões de pessoas, incluindo 220 mil indígenas de 180 etnias distintas, além de ribeirinhos, extrativistas e quilombolas. Levando-se em conta toda a bacia amazônica, os números crescem: são 33 milhões de pessoas, inclusive 1,6 milhão de povos indígenas de 370 etnias.

Além de garantir a sobrevivência desses povos, fornecendo alimentação, moradia e medicamentos, a Amazônia tem uma relevância que vai além de suas fronteiras. Ela é fundamental no equilíbrio climático global e influencia diretamente o regime de chuvas do Brasil e da América Latina. Sua imensa cobertura vegetal estoca entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono. A cada árvore que cai, uma parcela dessa conta vai para os céus.

Grandes também são as ameaças 

Maravilhas à parte, o ritmo de destruição segue par a par com a grandiosidade da Amazônia. Desde que os portugueses pisaram aqui, em 1550, até 1970, o desmatamento não passava de 1% de toda a floresta. De lá para cá, em apenas 40 anos, o número saltou para 17% – uma área equivalente aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Foi pela década de 1970 que a porteira se abriu. Numa campanha para integrar a região à economia nacional, o governo militar distribuiu incentivos para que milhões de brasileiros ocupassem aquela fronteira “vazia”. Na corrida por terras, a grilagem falou mais alto, e o caos fundiário virou regra difícil de ser quebrada até hoje. 

A governança e a fiscalização deram alguns passos. Mas em boa parte da Amazônia, os limites das propriedades e seus respectivos donos ainda são uma incógnita. Os órgãos ambientais correm atrás de mapas adequados e de recursos para enquadrar os que ignoram a lei. Mas o orçamento para a pasta não costuma ser generoso. O resultado, visto do alto, do solo ou das águas, também é impactante.

Desenvolvimento para quem? 

Uma das últimas grandes reservas de madeira tropical do planeta, a Amazônia enfrenta um acelerado processo de degradação para a extração do produto. A agropecuária vem a reboque, ocupando enormes extensões de terra sob o pretexto de que o celeiro do mundo é ali. Mas o modelo de produção, em geral, é antigo e se esparrama para os lados, avançando sobre as matas e deixando enormes áreas abandonadas. 


As promessas de desenvolvimento para a Amazônia também se espalham pelos rios, em forma de grandes hidrelétricas, e pelas províncias minerais, em forma de garimpo. Mas o modelo econômico escolhido para a região deixa de fora os dois elementos essenciais na grandeza da Amazônia: meio ambiente e pessoas.

Soluções

- Desmatamento zero: Ao zerar o desmatamento na Amazônia até 2015, o Brasil estará fazendo sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global, assegurar a biodiversidade e o uso responsável deste patrimônio para beneficiar a população local. Ações contra o desmatamento e alternativas econômicas que estimulem os habitantes da floresta a mantê-la de pé devem caminhar juntas. A criação de um fundo de investimentos nacionais e internacionais tornaria a proposta viável.

- Áreas protegidas: Uma parte do bioma é protegida legalmente por unidades de conservação, terras indígenas ou áreas militares. Mas a falta de implementação das leis faz com que mesmo essas áreas continuem à mercê dos criminosos.

- Regularização fundiária: É a definição, pelo Estado, de quem tem direito à posse de terra. O primeiro passo é o mapeamento das propriedades privadas para possibilitar o monitoramento de novos desmatamentos e a responsabilização de toda a cadeia produtiva pelos crimes ambientais ocorridos.

- Governança: Para todas essas medidas se tornarem efetivas, o governo precisa estar na Amazônia, com recursos e infraestrutura para fazer valer as leis de preservação.

PRESERVE A AMAZÔNIA, SALVE O PLANETA.

AMAZÔNIA EXPEDITION TOUR 2010

Nestes dias dificeis que vivemos dentro da Grande Floresta, temos obrigação de preservar e imaginar um futuro melhor para nós, para a África, para o Haiti e para todos que amanhã pela manhã estarão sem alimento para suprir suas necessidades diárias, vivemos em uma época onde se não estivermos unidos, certamente pereceremos juntos, enfim, estamos todos no mesmo barco, ricos e pobres, cultos e incultos e a Amazônia precisa do seu apoio.


Preserve a Amazônia, salve o planeta
Preserve the Amazon, save the planet
Préserver l'Amazonie, sauver la planète
Preservare l'Amazzonia, salvare il pianeta
Erhaltung des Amazonas, speichern Sie die Planeten
La preservación de la Amazonía, salvar el planeta
維護亞馬遜,拯救地球
维护亚马逊,拯救地球
الحفاظ على غابات الأمازون ، وانقاذ الكوكب
は、惑星を保存するとの保存
Behoud van de Amazone, behalve de planeet.
Διατήρηση του Αμαζονίου, σώσουμε τον πλανήτη
שמירה על אמזון, להציל את כדור הארץ
Сохранение Амазонки, спасти планету
Bevarelse af Amazon, redde planeten
รักษาที่อเมซอนบันทึกดาวเคราะห์
Оццувања Амазон, спасити планету
Bảo tồn các Amazon, lưu hành tinh

Gezegenin kaydetmek Amazon Preserving
Zachování Amazon, zachránit planetu
Att bevara Amazonas, rädda planeten
Păstrarea Amazon, salva planeta
Zachowanie Amazonii zapisz planety
Bevare Amazon, Redd planeten
Preservazzjoni ta 'l-Amazon, ħlief il-pjaneta
Melestarikan di Amazon, menyelamatkan planet
Pagpepreserba ng Amazon, i-save ang mga planeta
Išsaugojimas "Amazon", "išgelbėti planetą
Ruajtjen e Amazon, pos planetit
Съхраняване на "Амазон", с изключение на планетата
La preservació de l'Amazònia, salvar el planeta
즉,이 행성을 구할 수 아마존 보존
Occuvanja Amazon, spasiti planet
Zachovanie Amazon, zachrániť planétu
Ohranjanje Amazon, razen planet
Säilitades Amazon, päästa planeedi
Säilyttäminen Amazon, pelastaa planeettamme
Garda A Amazon, Salve o planeta
इस ग्रह को बचाने के अमेज़न के संरक्षण
Megőrizve az Amazon, kivéve a bolygó
Saglabājot Amazon, glābt planētu