LIGA DAS FLORESTAS - O GREENPEACE CONTA COM VOCÊ

A GRANDE FLORESTA



Vocês sabem que tenho visitado muitos lugares tentando levar a imagem da preservação ecológica e cada vez mais me convenço que todos nós queremos preservar a Grande Floresta, basicamente falta apenas vontade política e um correto equacionamento da força de trabalho daquela região.

Madeireiros poderiam tornar-se empresários vinculados ao turismo, ribeirinhos poderiam tornar-se guias turísticos, propiciando e aproveitando seu conhecimento sobre rios navegáveis para uma ampla população mundial sedenta em conhecer o maior rio do mundo e o impressionante ambiente ecológico amazônico.

O rio Amazonas é de uma beleza indescritível, suas margens, seus pássaros raros, sua natureza exuberante, tudo nos leva a imaginar que o turista conhecendo o pantanal, a Grande Floresta e o rio Amazonas sairá extasiado e nunca mais esquecerá as imagens que levará na sua mente.

Tudo isto é Brasil.
Tudo isto é nosso.
Tudo isto é turismo.
Tudo isto propicia uma imensa preservação da Grande Floresta.

Temos que buscar soluções sobre como podemos preserva-la e ao mesmo tempo dar sustentabilidade para a vida da população que vive próxima do ambiente amazônico.

Obviamente que a decisão futura será simples, o turismo.

Você não vai ao zoológico para ver animais que só veria na África.
O continente esquecido do planeta aproveita muito pouco seu potencial turístico em virtude das guerrilhas, da extensa miséria, da corrupção e disputas políticas, porém o Brasil pode e deve criar um grande complexo turístico envolvendo pelo menos a observação da Grande Floresta.

Temos a maior Floresta Tropical do mundo, precisamos preserva-la e ao mesmo tempo usufruir das suas riquezas, tanto nos aspectos ambientais e climáticos, como na exploração turística viável sem agredi-la, possibilitando uma ampla utilização econômica para quem vive nas proximidades da Floresta Amazônica.

Cada turista estrangeiro que vem ao Brasil, leia-se Rio de Janeiro, Salvador e Recife, poderia perfeitamente conhecer em loco a Grande Floresta, para isto teríamos que ter um turismo receptivo de alto nível, com uma condizente rede hoteleira que geraria milhares de empregos diretos e indiretos, além obviamente das maravilhas ecológicas que a natureza propicia aos olhos dos visitantes.

Temos a possibilidade de divulgar frutas tropicais raras, plantas medicinais, espectros de perfumes, enfim, a riqueza da Floresta é inesgotável, isto tudo sem derrubar uma única arvore sequer.

A destruição da Floresta implica em caos ecológico e ambiental para o Brasil e o mundo.
Chuvas, ciclones, efeitos perversos do clima se intensificarão enormemente se não preservarmos nosso maior patrimônio nacional.

Amazônia para os brasileiros e para o mundo, significa uma exploração turística ecologicamente correta da Grande Floresta e a preservação da vida e do ambiente amazônico.

Preserve a Amazônia, salve o mundo.