Mais além do que preservar podemos imaginar reciclar, renovar e criar novamente um planeta mais tranqüilo de viver.
Paris é um bom exemplo disto com as milhares de bicicletas espalhadas por suas ruas, tanto as oferecidas pela prefeitura como as de seus habitantes que circulam com desenvoltura pela capital francesa.
Scooters, carros pequenos como o Smart e outros elétricos que estão chegando mudarão a face da Cidade Luz, deixando os carros grandes e luxuosos para os turistas que preferem um taxi à parisiense estilo Mercedes Benz.
Voilà Paris, que o mundo siga seus exemplos.
Um guia de Paris e suas bicicletas.
Lonely Planet e Petit Voyage associaram-se para criar "Paris à Vélib' et à pied", um guia para (re) descobrir Paris à pé e de Vélib' (bicicletas para aluguer em Paris). Um pequeno formato de 192 páginas muito prático para visitar a capital sob todas as costuras. O guia é vendido ao preço de 5,95 euros.
Thérèse de Cherisey e Caroline Delabroy, os dois autores, pedalaram todos os rebaixos da capital para encontrar aos itinerários mais agradáveis, às ruas mais calmas e os lugares mais verdes.
Destinado ao Parisienses como aos visitantes, o guia revela igualmente um mapa destacável com todas as estações Vélib' e mesmo um índice das ruas para localizar-se mais facilmente.
De modo que os utilizadores tomem um máximo de prazer durante a sua visita, Paris à pied et à Vélib' pensou igualmente em percursos temáticos com os melhores endereços para fazer uma pausa e refrescar-se. E os incondicionais do sistema de aluguer de bicicletas da capital poderão mesmo descobrir todas as informações práticas e dicas do Vélib'.
Os 16 itinerários
1) Paris en trois tours de roue
2) Le grand tour (a granda volta)
3) Paris by Night (Paris de noite)
4) Au fil de l'eau (ao longo da água)
5) De fontaine en jardin (das fontes aos jardins)
6) La tournée des rois (a volta dos reis)
7) Saint-Germain et le Quartier latin
8) Le Paris d'Haussmann
9) Le Paris des passages et des crinolines
10) Paris révolutionnaire (Paris revolucionário)
11) Paris enchanteur, Paris en chantier (Paris encantador, Paris em estaleiro)
12) Rive gauche, nids d'artistes (margem esquerda, ninhos de artistas)
13) Les villages du 15e (as aldeias do 15e)
14) Paris chic et discret (Paris chique e discreto)
15) Paris canaille (Paris malandro)
16) Paris bohème (Paris boémia)
Site : www.lonelyplanet.fr
Michelin já tinha saído um primeiro mapa de bolso em parceria com a cidade de Paris intitulado Paris Vélib' 2008 ao preço de 2,95 euros.
Site: www.paris.fr
O sistema de bicicleta em auto-serviço Vélib' , iniciado no verão de 2007 em Paris, vai igualmente ser estendido em oito cidades próximas da Capital, anunciou o grupo JCDecaux responsável do dispositivo.
As cidades fazem parte da aglomeração de Plaine Commune (Seine-Saint-Denis) que agrupa 330.000 habitantes.
São referidas as cidades de Aubervilliers, de Epinay-sur-Seine, de La Courneuve, de L' Ile-Saint-Denis, de Pierrefitte-sur-Seine, Saint-Denis, Stains e de Villetaneuse.
O contrato assinado por JCDecaux cobre um período de 15 anos.